Polvo no forno
A minha resolução para 2016 foi aumentar as refeições de (bom) peixe/marisco por semana, é muito fácil não o fazer, a carne é mais versátil, aguenta-se melhor, é mais em conta e mantém melhor o sabor depois de aquecida... mas vou remar contra a maré...
O saldo da primeira semana do ano é positivo 2 refeições de sopa de pescada, 2 de atum fresco de cebolada e 1 de polvo no forno.
As minhas estratégias para manter esta resolução são: ter sempre peixe no congelador (aproveitando as promoções), nomeadamente filetes, medalhões (que dão sempre para usar numa refeição rápida) e cozinhar peixe sempre que há mais algum tempo para cozinhar (para mim é aos jantares), claro que isto aliado a alguma organização vai-se tornando cada vez mais fácil e automático (espero!)
Polvo no forno é uma receita vencedora cá por casa é perfeita para jantares com amigos em que facilmente agradamos a todos sem sair da alimentação Paleo.
Deixo a receita que agrada a gregos e a troianos é só aumentar o tamanho/quantidade dos ingredientes e das travessas :D
Receita para 2 pessoas:
Polvo fresco com aproximadamente 1 kg
2 ovos
1 batata doce
1 cebola grande
250ml azeite (folhas de louro e ramo de alecrim)
Salsa
(2 batatas brancas, 1 lata pequena feijão frade = fora da alimentação paleo)
Cozer o polvo com sal e louro - usei panela pressão, escorrer e separar os tentáculos.
Cozer as batatas e o ovo. (Nesta receita usei batata doce assada no forno de outra refeição)
Deitar o azeite numa frigideira, com a cebola cortada em meias luas, o a alecrim e o louro e deixar a cebola amolecer.
Numa travessa de ir ao forno colocar o feijão frade, por cima de um lado a batata doce e do lado oposto a batata branca, em cima das batatas os ovos, ao centro os tentáculos do polvo. Regar com o azeite e a cebola e polvilhar com salsa. Levar ao forno até dourar.